• Tayná Milléo

Resenha Literária: PS Ainda amo você

Olá! Mais um novo post chegando no blog, desta vez num formato novo que vocês verão muito por aqui: Resenha Literária.



E o primeiro título que vou falar sobre é a continuação de Para todos os garotos que já amei da Jenny Han: o livro PS Ainda amo você. Se você ainda não leu esses livros e o terceiro Agora e para sempre, Lara Jean, você pode comprar nos meus links abaixo:


Compre "Para todos os garotos que já amei"


Compre "PS Ainda amo você"


Compre "Agora e para sempre, Lara Jean"


Compre o box com os 3 volumes


Para evitar que você que não leu tome spoilers indesejados, primeiro farei uma análise geral e, na sequência do post, colocarei um aviso na parte que mencionarei spoilers.


Nota: 4.5/5 🌟


Sinopse - por Google Books


"Lara Jean sempre teve uma vida amorosa muito movimentada, pelo menos na cabeça dela. Para cada garoto por quem se apaixonou e desapaixonou platonicamente, ela escreveu uma bela carta de despedida. Cartas muito dela, muito pessoais, que de repente e sem explicação foram parar nas mãos dos destinatários.


Em Para todos os garotos que já amei, Lara Jean não fazia ideia de como sair dessa enrascada, muito menos sabia que o namoro de mentirinha com Peter Kavinsky, inventado apenas para fugir do total constrangimento, se transformaria em algo mais. Agora, em PS Ainda amo você, Lara Jean tem que aprender como é estar em um relacionamento que, pela primeira vez, não é de faz de conta. E quando ela parece estar conseguindo, um garoto do passado cai de paraquedas bem no meio de tudo, e os sentimentos de Lara por ele também retornam.


Uma história delicada e comovente que vai mostrar que se apaixonar é a parte fácil: emocionante mesmo é o que vem depois."


Minha opinião - Resenha


Acho que o que define bem para mim esse livro é a expressão em inglês bittersweet (agridoce). É fofo, cheio de momentos com a protagonista fazendo doces, mergulhando no romance, usando muitas roupas fofas, tendo conversas gostosas com a família, enfim, bem jeito Lara Jean de ser. Mas ao mesmo tempo, vemos no livro uma Lara Jean que saiu do conto de fadas, da ficção, alguém com problemas de relacionamento reais, com dúvidas e receios, aprendendo a lidar com ciúmes e com um coração dividido.


Amei como a personagem se desenvolveu nesse livro em comparação com o primeiro. Enquanto em Para todos os garotos que já amei a história é, de certa forma, mais "bobinha", PS Ainda amo você traz uma personagem que está amadurecendo e descobrindo como as pessoas se encaixam na sua vida e no seu coração. Meus momentos favoritos nesse livro foram os com Lara Jean e a sua irmã mais nova, a Kitty. Lara sempre foi muito mais próxima de sua irmã mais velha, a Margot, que foi estudar no exterior e agora ela é que está no papel de irmã mais velha. Então além da história trazer toda a questão amorosa do primeiro namoro dela, também mostra esse laço que ela fortalece com a irmã. A leitura é bem leve por conta da escrita, mas nos momentos que pegam no coração é emocionante e vale cada palavra lida.


SPOILER ALERT: Opiniões sobre a história e o filme


Quanto às discrepâncias entre o filme e o livro já adianto que elas não me incomodaram. Não sei se foi por ter lido depois de ter visto os filmes, mas não me decepcionei com as adaptações para a versão cinematográfica. Entendi que as escolhas feitas de atores e atrizes deixou a obra em diversos pontos até mais interessantes que no livro. Acabei vendo várias pessoas decepcionadas com a escolha de ator para o John Ambrose McClaren (quem também não consegue falar o nome dele sem ser completo, levanta a mão 🙋‍♀️) por não ser como no livro: branco, loiro e de olho azul. Entendo que muita gente teve esse desapontamento principalmente por ter lido o livro antes e por, no final do primeiro filme, o John Ambrose que aparece na porta de Lara Jean ter sido outro ator, com feições como as do personagem do livro.


Eu achei, sinceramente, a mudança feita pela Netflix sen-sa-ci-o-nal. Precisamos valorizar mais a diversidade no cinema e, como leitores, aprender a entender cada mudança feita para a produção do filme. O filme não é o livro, nem idêntico ao livro, nem nunca vai ser. É quase como se fosse outra obra.


Para não dizer que gostei de tudo, teve dois elementos que vi no livro e que gostaria de ter visto no filme:

John Ambrose McClaren ser neto da Stormy e não um voluntário na casa de repouso. Para mim, isso amarrou muito melhor a história no livro.

E a cena de John Ambrose McClaren indo buscar a Lara Jean para a festa de carro à caráter (que cena de filme não seria, né?)


E você...?


Já leu esse livro? O que achou? Gostou da adaptação para os filmes? Conte nos comentários!


2 visualizações

Mapa do site

  • Canal do Youtube - Tayriel
  • Instagram - Tayriel
  • TikTok - Tayriel
  • Twitter - Tayriel
  • Gumroad - Tayriel
  • LinkedIn - Tayna Milleo
  • Email - Tayriel
Tayriel

Blog por Tayná Milléo